20 de março de 2011

Seminário de Integração: Caso clínio - Febre Reumática


Estudo PBL.

Caso Clínico para Estudo Uma criança com febre e sopro cardíaco.
  
Uma criança de 06 anos é levada pela mãe ao pronto socorro municipal para ser avaliada pelo médico de plantão. Ela informa que a criança há 04 dias iniciou com febre até 38,80C, acompanhada 01 dia após por artralgias mais intensa no tornozelo esquerdo, mas também, joelho direito e cotovelo esquerdo. Há um dia a criança passou a apresentar dispnéia e referir dor torácica retrosternal o que deixou ainda mais preocupada a mãe.  No início a mãe achou que fosse uma nova “gripe” pois a criança havia apresentado febre e odinofagia (dor de garganta) permanecendo com este quadro por cerca de 05 dias havia 20 dias. Na ocasião o quadro resolveu-se espontaneamente. A cobertura vacinal da criança estava completa para a idade. A mãe era funcionária pública divorciada e a criança ficava durante o dia na escola em regime integral. Ao exame físico: a mãe estava muito ansiosa e ao mesmo tempo solícita e apresentava boa saúde. A criança apresentava temperatura de 390C, freqüência cardíaca de 120 bpm, respiratória de 24ipm, TA: 120/70. Estava ligeiramente prostrada, mas lúcida e orientada Pele e mucosa coradas, hidratada, acianótica, anictérica, taquidispnéica, não havia edema.

ACP: MV simétrico e sem ruídos adventícios. Presença de sopro sistólico localizado em ápice do coração e irradiado para axila. 
Exame articular:
Tornozelo Esquerdo: presença de edema, discreta hiperemia e dor a palpação
Joelho direito: ausência edema ou hiperemia mas presença de intensa dor a palpação
Cotovelo Esquerdo: discreto edema sem hiperemia mas com dor a palpação. 
Os exames complementares solicitados revelaram hemograma com leucocitose, ASLO de 800 ui e Rx de tórax com cardiomegalia. O médico que o atendeu baseado nos dados acima iniciou as medicações pertinentes
O paciente é o terceiro filho de uma prole de três. Seu pai é vigilante de banco e sua mãe é funcionária pública.  Moram em uma pequena casa alugada com três cômodos com boas condições de saneamento. Um  de seus irmãos queixa-se de dor de garganta. Avó materna tem "reumatismo". Nega alergias. A mãe do paciente refere que toda vez que apresenta dor de garganta, a criança "arreia".



OS SETE PASSOS.

1)    Ler atentamente o problema e escarecer os termos desconhecidos.
2)    Identificar as questões (Problemas:dimensão biológica,psicológica e social) proposta pelo enunciado.
3)    Oferecer explicações para estas questões com base no conhecimento prévio que o grupo tem do assunto(BRAINSTORM).
4)    Resumir estas explicações.
5)    Estabelecer objetivos de aprendizagem que levem o aluno ao aprofundamento e complementação destas explicações.
6)    Estudo individual respeitando os objetivos alcançados.
7)    Rediscussão no grupo tutorial dos avanços do conhecimento obtidos pelo grupo.




3 série

1)    Estudo epidemiológico da Doença reumática. Epidemiologia.
2)    Caracterização morfológica e fisiológica de todos os órgãos envolvidos na doença. Anatomia e Fisiologia.
3)    Explicação das alterações cardíacas encontradas no paciente de acordo com o funcionamento do sistema cardiovascular . Anatomia e Fisiologia.
4)    Caracterização do agente infeccioso como participante do processo de mimetismo molecular.             Biologia molecular
5)    Mecanismos de ação dos salicilatos e corticosteróides como agentes anti-inflamatórios e da penicilina como anti-microbiano no tratamento do caso em questão. Farmacologia.
6)    Tratamento e Prevenção da Doença reumática. Farmacologia e Paab 3.

0 comentários:

Postar um comentário

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes